sábado, 27 de setembro de 2008

Descarte de Lixo

Lixões – normalmente localizados perto das periferias, são uma maneira incorreta de descarte de lixo, que oferece ameaça as famílias vizinhas aos locais. O lixo é descartado a céu aberto, sem os cuidados necessários com o solo, a população, etc.

Aterro controlado – foi criado para o descarte de lixo, tentando acabar com os lixões, mas não contém ainda todo o necessário, pois só é revestido por camadas de terra entre camadas de lixo, mas o solo e os lençóis freáticos são ainda contaminados.

Incineração – é uma medida para reduzir o volume e o peso do lixo, queimando-o e transformando-o em cinzas. Problemas referentes a emissão de gases poluentes e que fazem mal a saúde estão ligados a este tipo de descarte.

Aterro sanitário – o solo dos aterros é inteiramente impermeabilizado, evitando a contaminação, o material que será destinado antes passa por uma seleção, para que aja a separação entre os recicláveis, não há catadores de lixo nestes locais, fica em regiões certamente selecionadas, longe de população e outras circunstancias adequadas.

3 comentários:

Cerrado disse...

Mariana Mestrener , nº25, 8ºRB

PRESERVESAUDE disse...

Depende de atitude de cada cidadão não criar lixões,ao destinatário resíduos a reutilização na forma correta! Todo resíduo pode ser contabilizado como material de reutilização e portanto de valor.A ideia simplista de se livrar de resíduos da forma irresponsável atirando a natureza é a cultura que não mudou as atitudes de cada um e nem tem suporte dos órgãos que deveriam educar e dar condições de priorizar o respeito a saúde ambiental da qual depende a própria saúde humana!

PRESERVESAUDE disse...

ao destinar....