sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Isopor:
O isopor é uma espuma formada a partir de derivados de petróleo, é o poliestireno expandido.
O poliestireno expandido tem um baixo peso específico. Mais de 97 % de seu volume e constituído de ar, na cor branca, inodoro, reciclável, não poluente, fisicamente estável, é sem dúvida um material isolante da melhor qualidade nas temperaturas de - 70° a 80° Centígrados.
Normalmente, os corpos são moldados com densidades variando entre 20 a 25 Kg/m³ , onde densidades maiores ou menores podem ser utilizadas para casos específicos.
O poliestireno expandido é um elemento com características especiais:alta resistência à compressão, à vibração mecânica, baixa condutibilidade térmica e baixa absorção de água e umidade, além de resistência à difusão do vapor e excelente elasticidade.
É 100% reciclável, totalmente neutro, não liberando resíduos ou efluentes tóxicos, não produz nem libera CFC e tem excelente equilíbrio energético. Porém não é biodegradavel !

Tipos de lixo e o destino deles:
Lixo Hospitalar: Lixo produzido em hospitais, clinicas, farmácias, etc...
Lixo Domiciliar: Lixo produzido em casa, no Brasil é o mais produzido.
Lixo Industrial: Lixo originado das industrias.
Lixo Nuclear:Decorrentes de atividades que envolvem produtos radioativos, entre outros.
Lixo Agrícola:Resíduos sólidos das atividades agrícolas e da pecuária, como embalagens de adubos, defensivos agrícolas, ração, restos de colheita, etc...
Lixo Espacial:trata-se de toneladas de pedaços de satélites, naves, estágios de foguetes e outras coisas que estão desativados.
Lixo Atômico:Lixo atômico são as escórias radioativas provenientes de processos como a fissão nuclear, gerado nos reatores nucleares.

É necessário muito cuidado para manusear um lixo hospitalar, pois ele entrou em contato com pessoas doentes, por isso que, na maioria das vezes, o lixo hospitalar é incinerado, ou seja, queimado em valas, até virar cinzas.O lixo domiciliar pode ser descartado de várias formas: aterros sanitários, aterros controlados, coletas seletivas, compostagens, etc...Normalmente o lixo industrial é descartado por empresas que as próprias industrias contratam, ou seja, tercerizadas. O lixo agrícola depende do próprio agicultor, se o lixo for muito perigoso como agrotóxicos, é necessário muita cautela, mas se for basicamente resto orgânico, uma saída muito boa, é realizar a compostagem, podendo dar benefícios a ele próprio. O lixo atômico e nuclear são muito perigosos, há empresas especializadas com homens equipados e treinados para darem um fim nesses lixos de forma correta. O lixo espacial é jogado pelos próprios astronautas do espaço, é uma tarefa muito dificil, o lixo pode demorar de meses até decadas para cair na terra.

Vantagens da Reciclagem

1-Menos poluição do ar, da água e do solo.
2-Gera empregos para os usuários dos programas sociais e de saúde da Prefeitura.
3-Gera renda pela comercialização dos recicláveis.
4-Melhora a limpeza da cidade
5-Dá oportunidade aos cidadãos de preservar a natureza de forma concreta, tendo mais responsabilidade com o lixo que geram.

Jutificativas

1-Com a reciclagem não será queimado nada, não mudaremos percursos de rios, não afetaremos o lençól freático com o lixo, em vez disso, reciclaremos para manter os rios intactos, o ar limpo e o solo bem fértil.
2-A reciclagem não é feita sozinha, para isso, é necessário empregar muitas pessoas, com isso, essas pessoas ganham um emprego com carteira assinada e digno.
3-As pessoas empregadas vão ganhar dinheiro, mesmo que não muito, mas vão ganhar, eles vão estar trabalhando em vez de estarem na rua, roubando e matando.
4-A cidade vai ficar com muito pouco lixo, com a reciclagem, a cidade vai ficar limpa e conscientizada.
5-Com todos os programas os cidadãos se conscientizam do melhor, e assim, sabendo das graves consequencias, com certeza, pensará duas vezes antes de jogar algo na lata do lixo.


Iuri Sonatto
Nº 17
8ºRB

Um comentário:

Unknown disse...

lijoirwMuito bom!
Atividade realizada com sucesso1
beijos,
Profa. Ekaterini