domingo, 14 de setembro de 2008

A FORÇA DO VENTO

Crescimento da energia eólica no Brasil depende de desenvolvimenmto científico e tecnológico e da fabricação nacional de equipamentos.
A geração de energia elétrica através de turbinas eólicas representa uma alternativa não poluente, capaz de atender desde os grandes centros urbanos até pequenas populações isoladas.
Na opnião do professor Jorge Antônio Vilas Ale, o Brasil possui um parque industrial com competências na área de metal mecânica e elétrica. sendo assim, tem condições favoráveis para investir e se direcionar, sem grandes dificuldades, para a indústria eólica.
Para a energia eólica ter sucesso no país seria preciso smar alguns recursos especiais. A começar pelo "recurso eólico de qualidade". Além desse, são necessárias políticas de incentivo às fontes renováveis e principalmente planejamento de longo prazo para o setor, com maiores estímulos para o aumento da capacidade de geração dessas fontes energéticas.

PRIMEIRO GERADOR URBANO

Para completar o pacote, seria necessário o desenvolvimento científico e tecnológico, capaz de dar suporte com qualidade à indústria nacional para que elapossa atender a demanda de novos parques eólicos.
Um bom exemplo da importância da pesquisa tecnológica vem de Porto Alegre, onde o Centro tecnológico da PUC instalou a primeira turbina eólica de pequeno porte no Brasil, em um prédio na área urbana e conectada na rede elétrica.

DINAMARCA À FRENTE

A Anneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informa que a participação da energia eólica na matriz energética nacional ainda é pequena. Mas a situação tenderia a mudar graças aos incentivos fiscais vigentes, que poderão despertar o interesse de empreendedores.
Na Dinamarca, a energia do vento já representa 18% do consumo de eletrecidade gerada.

No Brasil, "As usinas eólicas contribuem com 0,25% da capacidade de geração do país."

Marina Teodoro de Assis - nº27 - 8º ano RB

Um comentário:

Unknown disse...

Você fez o resumo mas não realizou a pesquisa sobre como funciona uma usina eólica!!
Atividade incompleta!
Beijos,
Profa. Ekaterini