domingo, 14 de setembro de 2008

A Força do Vento

A produção de energia elétrica pela forma eólica é, além de uma segunda maneira para produção, uma forma não poluente, sendo interessante também por ter vantagens como a diminuição de poluentes, comparadas a usinas térmicas, menor risco pelas oscilações hídricas, etc. Na verdade, energia eólica é a energia que provem do vento, onde o termo eólico vem do latim aeolicus, pertencente ou relativo a Éolo, deus dos ventos na mitologia grega.
Para o Brasil, o investimento em indústrias eólicas não é de difícil condição, já que possui competência na área metal mecânica e elétrica, mas precisaria de recursos como “eólico em quantidade”, incentivos a fontes renováveis e planejamento duradouro para o setor.

Primeiro Gerador Urbano

Como qualquer novo investimento, algumas alterações ou atitudes são necessárias, no caso de parques eólicos, é preciso o desenvolvimento científico, tecnológico e industrial (alguns países que podem ser tomados como base são: Dinamarca, Alemanha e Espana – por terem tido sucesso com a exploração eólica).
Centros de pesquisa são necessários, no caso do Brasil, os seguintes seriam capazes de atender a demanda:
-Centro Brasileiro de Energia Eólica, CBEE
-Centro de Referência de Energia Solar e Energia Eólica, Creseb
-Centro de Energia Eólica, Ce-Eólica
A primeira turbina eólica de pequeno porte instalada no Brasil foi pelo Centro tecnológico da PUC (Ce-Eólica), em Porto Alegre.

Dinamarca à frente

A Aneel informou que este tipo de mercado vem crescendo muito. Em 1990 a capacidade instalada para a geração de energia eólica no mundo era inferior a 2 mil MW, já em 2002 chegou a 32 mil MW. A meta é suprir com energia eólica 10% do consumo inteiro no “mundo velho” até 2020.
Na Dinamarca a meta é chegar a 50% do consumo da eletricidade gerada até 2030, até agora são 18%.

Outras Informações

Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica
kW – Kilowatt é uma unidade de medida correspondente a 10³ wattsMW – Megawatt é uma unidade de medida correspondente a 106 watts

2 comentários:

Cerrado disse...

Professora Ekaterina

esta postagem é da aluna Mariana Pereira Mestrener , n°25 , 8°RB...

Beijos
até segunda

Unknown disse...

Você fez o resumo Mariana,mas não realizou a pesquisa sobre como funciona uma usina eólica!!
Atividade incompleta!
Beijos,
Profa. Ekaterini