domingo, 14 de setembro de 2008

A Força do vento

De acordo com a agencia Nacional de Energia Elétrica, Aneel, as gerações de energia elétricas através de turbinas eólicas representam uma alternativa não poluente capaz de atender desde os grandes centros urbanos ate pequenas povoações isoladas.O Brasil possui competências na área de metal mecânica e elétrica, sendo um referencial para industria eólica.Entretanto para o país ter sucesso são necessários mais alguns recursos especiais, políticas de incentivo as fontes renováveis de energia, planejamento a longo prazo e aumento da capacidade de geração de fontes energéticas renováveis como na Índia e na China.
O centro tecnológico da PUC, em Porto Alegre, instalou a primeira turbina eólica de pequeno porte no Brasil.Trata-se de uma maquina pequena de 3 kw.
A Aneel informa que a participação da energia eólica na matriz de energética nacional ainda é pequena.Ao contrario na Dinamarca a energia do vento já representa 18% do consumo da eletricidade gerada, e a meta é chegar a 50% ate 2030.
O crescimento de energia eólica no Brasil depende de desenvolvimento científico e tecnológico e da fabricação nacional de equipamentos.


Carolina Queiroz Barbeiro Lima N 3 Serie: 8 RB

Um comentário:

Unknown disse...

Você fez o resumo mas não realizou a pesquisa sobre como funciona uma usina eólica!!
Atividade incompleta!
Beijos,
Profa. Ekaterini